quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Salazar ofereceu estádio ao Benfica'

SALAZAR OFERECEU EX-ESTÁDIO DA LUZ AO BENFICA'

Logo que, em Março de 1944, o Clube teve conhecimento de que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) - proprietária do Campo Grande, onde o Benfica jogava desde 05/10/1941 - estava a estudar uma nova localização para o recinto benfiquista, começou a pensar-se na ideia de construir um novo estádio. Porém, os anos foram passando e as Direcções do Clube, eleitas anualmente, mostravam-se incapazes de obter, da CML, terrenos para a edificação do novo campo.
ALGUNS ASSOCIADOS DESCONTENTES COM A SITUAÇÃO SÃO ELEITOS, A 19/01/1946, PARA A DIRECÇÃO, CONSEGUINDO, A 17/05/1946, UM ENCONTRO NO MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, DURANTE O QUAL O MINISTRO ENG.º CANCELA DE ABREU SE MOSTRA INTERESSADO NA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA, AFIRMANDO QUE "O BENFICA É DE BENFICA E PARA LÁ TEM DE VOLTAR!".

Procurava-se, por tudo isto, obter terrenos em condições vantajosas: topografia que facilitasse (e não encarecesse) os trabalhos e a um preço acessível, já que o desejo não era arrendar mas sim comprar - o que, para evitar encargos futuros, só viria a ser possível em 21/10/1969. Quanto ao tipo de construção, o ideal seria um estádio sem luxos, mas funcional, à imagem do Benfica, ou seja, um recinto desportivo com uma capacidade de assistência aceitável para a massa associativa (40 000 lugares - o Clube registava 14 334 sócios em 31/12/1949) e erguido a partir de um projecto que comtemplasse a possibilidade de ampliação futura. DEPOIS DE DELIMITADOS OS TERRENOS EM CARNIDE - ENTRE A ESTRADA DE BENFICA, A RUA DOS SOEIROS E A AZINHAGA DA FONTE (PRÓXIMO DO LOCAL ONDE ESTAVA PROJECTADA A NOVA AVENIDA CIRCULAR DE LISBOA) -, INICIARAM-SE AS EXPROPRIAÇÕES POR PARTE DA CML, A 15/11/1949.

P. S. - Os terrenos foram roubados aos proprietários e entregues pelo regime de Salazar ao Benfica, via Cãmara de Lisboa' Tendo ainda ajudado a financiar parte dos custos com a construção do ex-Estádio da Luz' OS DONOS DOS TERRENOS ROUBADOS NÃO RECEBERAM QUALQUER VERBA, TENDO A CÃMARA DE LISBOA INVOCADO O "INTERESSE NACIONAL".

In estádios do Sport Lisboa Benfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário